Projeto Mulheres

Projeto Mulheres

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Projeto Mulheres

Em outubro de 2010 comecei uma das mais profundas e emocionantes viagens ao universo feminino que já fiz em mais de 20 anos de profissão. A idéia surgiu graças aos desafios que Eudora, a nova empresa do Grupo Boticário, me fez para compreender quem é a mulher hoje e a construção dessa identidade ao longo da história.

Para enriquecer o Projeto convidei minha amiga, Eliete Gomes da Keypeople, conhecedora da natureza humana devido a sua experiência com Desenvolvimento Humano. Queria trazer alguém que tivesse um olhar, além do mercadológico. E deu certo.

Em parceria com Eudora, Firmenich, Givaudan e Symrise criamos um estudo que ao final de um pouco mais de 5 meses, tinha ouvido 90 mulheres e 16 homens em duas cidades: São Paulo e Recife. Foram entrevistas de no mínimo duas horas de duração, num ambiente neutro que permitisse a exposição sincera. Sem filmagens, sem fotografias. Só a entrevistada e suas verdades e nós. Olho no olho.

Entrar no universo feminino com tanta profundidade mexeu profundamente comigo. Mais do que tivesse planejado. Ouvir cada uma destas mulheres, gente comum, me lembrou o filme que representou a estréia de Robert Redford como diretor de cinema, Gente como a Gente.

Atrás de cada pessoa 'comum' uma história peculiar, com todas as tintas que a vida pode dar.  Cada história ouvida trazia alguma parte da minha história como pessoa ou como mulher. Fui resgatando através dessas mulheres, sentimentos, crenças, medos e esperança. Compreende-las me ajudou a compreender-me e tecer a teia que apreende o momento que estamos vivendo como mulheres e como sociedade.

Alguns pontos de reflexão trarei no meu blog pessoal (http://euporummundomelhor.blogspot.com) e os reproduzirei aqui. Espero com isso poder contribuir na reflexão da nossa identidade neste mundo em evolução. 


Publicado originalmente 30/03/11 no blog: eu por um mundo melhor.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário